Apartamento do Futuro

Apartamento do futuro: conheça as tendências que vão REVOLUCIONAR o seu estilo de vida!

atualizado em 5 setembro, 2022

O que quer dizer apartamento do futuro? Por que isso é importante? Como acompanhar a velocidade das mudanças no mercado condominial?

Muita gente deseja conhecer mais sobre o assunto, e não é à toa, sabe por quê?

Porque com a demanda por conforto, comodidade e segurança nos dias de hoje, diversas inovações chegaram para trazer a qualidade de vida que tanto merecemos.

Então se o seu intuito é descobrir quais são esses elementos e como transformar o seu “lar, doce lar” num “apartamento do futuro”, esse post é para você. Seja bem-vindo e boa leitura!

Apartamento do futuro: o que isso quer dizer?

Vale voltar um passo e definir não só o que se entende por apartamento do futuro, mas também o que torna determinadas tendências do setor condominial tão importantes nos dias de hoje.

A começar pela ascensão do home office, que hoje é padrão em pelo menos 43% das empresas brasileiras, podendo crescer mais 30% no pós-pandemia segundo previsão da FGV.

Mas se engana quem pensa que só o trabalho migrou para o conforto e o aconchego do lar, já que hoje os condomínios contam com mini mercados, pet places e até mesmo lavanderias!

Isso sem falar nos mecanismos de portaria remota, automação residencial e economia de energia, hoje considerados indispensáveis para na hora de atender com excelência o morador.

Quais são as características de um apartamento do futuro?

Ao priorizar o conforto, a praticidade e a segurança, o objetivo do apartamento do futuro é oferecer não só uma boa moradia, mas também uma excelente qualidade de vida.

Dito isso, chegou a hora de detalhar os motivos por trás de tantas vantagens, que se devem principalmente a características como as citadas abaixo.

Automação residencial, uma peça-chave no apartamento do futuro

Com diversos aparelhos integrados à central de controle, o apartamento do futuro é capaz de automatizar tarefas que antes dependiam totalmente do morador.

Exemplo: você que está lendo esse post com certeza já ouviu falar na Alexa, a queridíssima assistente virtual da Amazon que vem ganhando os lares brasileiros.

Pois saiba que se trata da tecnologia “smart speaker”, que a depender do comando de voz pode acionar dispositivos como lâmpadas, caixas de som ou até mesmo a cafeteira.

E mais: é possível acessar o painel de controle também por meio do smartphone, tablet ou computador, de onde você pode controlar qualquer dispositivo mesmo não estando em casa.

Sabe o que isso significa?

Significa que agora você pode viajar com a tranquilidade de poder configurar o alarme, acessar as câmeras e manter a casa segura à distância sem dor de cabeça.

Significa também que os esquecidos estão a salvo, já que quem costuma sair de casa sem desligar as luzes pode resolver o problema com um simples clique. Já pensou que alívio?!

Com tanta vantagem, fica claro o que torna a automação residencial tão marcante no apartamento do futuro, já que a lista de funcionalidades é interminável. Entre elas, podemos citar:

  • O controle de acesso ao apartamento por biometria, senha ou reconhecimento facial;
  • A instalação de sistemas para acionar a sua empresa de segurança ou a polícia;
  • Segurança e acessibilidade para idosos e pessoas com necessidades especiais;
  • Regulação da lareira, ar-condicionados e aquecedores;
  • Irrigação da horta ou jardim em dias e horários pré-estabelecidos (além dos temporizadores, os sensores de umidade podem ser usados para manter as condições ideais);
  • Configuração de sprinklers e sensores de fumaça;
  • Comandos para acionamento simultâneo dos sistemas (exemplo: para assistir a um filme, basta um clique para ligar a Netflix, apagar as luzes e acionar a temperatura ideal).

O apartamento do futuro se conecta com o prédio, portaria e áreas comuns

Acabamos de ver que em se tratando do apartamento do futuro, a integração entre funcionalidades é a palavra da vez, e no condomínio isso não é diferente.

A telefonia em nuvem, por exemplo, impede que você fique incomunicável quando não tiver acesso ao interfone: agora a portaria pode transferir automaticamente a ligação para o seu celular.

Isso sem falar na liberação de moradores por biometria ou reconhecimento facial, sem que seja preciso se identificar nem mesmo contar a todo tempo com a presença física do porteiro.

E não pense que a liberação de visitantes vai continuar te dando todo aquele trabalho, longe disso: basta agendar a visita pelo aplicativo e esperar a notificação avisando que seus amigos chegaram.

Você também será notificado com a publicação de novos comunicados ou quando a sua encomenda chegar.

E por falar nisso, boa notícia: com a tecnologia smart locker, seu pacote estará te esperando num armário inteligente com mecanismo de travamento automático e liberação por senha.

Já o seu pedido do ifood ficará te esperando num espaço projetado para conservar a temperatura do alimento até a retirada: o depósito delivery.

No apartamento do futuro, a tecnologia é protagonista

Já passou a época que tecnologia era luxo: hoje, as inovações são adquiridas com uma facilidade nunca antes vista, e não é por acaso que são tão importantes no apartamento do futuro.

Aqui destacamos a infraestrutura para carregamento de veículos elétricos, que segundo a ABVE tiveram 9.844 unidades vendidas só no prometo trimestre de 2022.

E na medida em que o Wi-Fi e tomadas USB estão sendo disponibilizados em todas as áreas comuns, é a vez dos mercados inteligentes dominarem o setor condominial no nosso país.

Se você ainda não está familiarizado com essa novidade, fica tranquilo que aí vai um resumo do que torna esses mini mercados tão incríveis:

  • Análise do padrão de compra via inteligência artificial e mix de produtos conforme a preferência dos condôminos;
  • Preços competitivos em relação aos supermercados;
  • Sistema de autoatendimento integrado ao aplicativo;
  • Acessibilidade para idosos, deficientes físicos e moradores de residenciais distantes dos grandes centros;
  • Funcionamento 24 horas por dia e todos os dias da semana;
  • Geração de fluxo de caixa para o condomínio.

Áreas comuns bem equipadas são marca registrada no apartamento do futuro

Ter comodidades por perto é uma demanda e tanto nos dias de hoje, onde cada minuto perdido no trânsito vale ouro: aqui, o apartamento do futuro e o condomínio inteligente andam de mãos dadas.

E não é à toa: além do smart market, as áreas comuns contam agora com pet place, academia, espaço para home office e coworking, salões de jogos, lavanderia e muito mais!

Economia e sustentabilidade

Se engana quem pensa que os recursos de um apartamento do futuro são feitos apenas para quem possui muita grana.

Na verdade, algumas tecnologias podem ser o que você precisa para dar aquela “enxugada” nos gastos (spoiler: algumas delas ainda te ajudarão a dar aquela guinada sustentável).

  • Sensores de presença para lâmpadas no apartamento e áreas comuns do edifício;
  • Redutores de pressão, cisternas adaptáveis e sensores de movimento nas pias;
  • Cisternas para reaproveitamento da água das chuvas;
  • Biodigestores para geração de energia e reciclagem do lixo orgânico;
  • Apps de comunicação entre moradores, agendamento de visitas e reserva de espaços, que substituem o excesso de contratações;
  • Painéis fotovoltaicos para uma geração de energia barata;
  • Sistemas eletrônicos de ponto para monitoramento das horas extras, um dos gastos que mais pesam na taxa de condomínio;
  • Pipee e válvulas de duplo acionamento para redução do gasto de água pela descarga;
  • Sistemas eletrônicos de ponto para monitoramento das horas extras, um dos gastos que mais pesam na taxa de condomínio;
  • Softwares de organização financeira e controle de gastos.

Conheça as 6 tendências para condomínio em 2022. Corre lá!


Quando o assunto é expandir o apartamento do futuro em território brasileiro, o apepê é o primeiro concierge digital condominial, totalmente focado nas necessidades do morador.

Com inovações tecnológicas que incluem smart lockers, chats, micromarket, mural virtual e agendamento de espaços, o vencedor do prêmio top latin america top startups representa a digitalização da moradia e nada menos.

Clique para ficar por dentro dos nossos serviços e diga olá à nova experiência de morar e viver!