Academia em condomínio

Academia em condomínio: vale ou não a pena ter uma?

atualizado em 5 setembro, 2022

O que é preciso para montar uma academia em condomínio? Como gerenciar esse espaço de maneira apropriada? Quais cuidados precisam ser tomados?

São muitas as dúvidas dos moradores no que diz respeito à academia em condomínio: afinal, trata-se de uma comodidade cada vez mais procurada nos dias de hoje.

Dito isso, prepare o papel e a caneta, pois você sairá desse post pronto para montar e aproveitar esse espaço da melhor maneira possível. Siga em frente e boa leitura!

Academia em condomínio: como funciona, de fato?

Em tempos onde as pessoas se exercitam cada vez mais, a academia em condomínio supre uma demanda crescente dos moradores: poder manter a forma sem precisar sair de casa.

Mas se engana quem pensa que a vantagem se resume a economizar tempo e combustível, já que esse espaço fitness pode ser um verdadeiro refúgio em horários de pico.

Afinal, quem só tem esse período disponível sabe que as academias estão tão lotadas que às vezes é preciso ficar em filas e até mesmo revezar aparelhos: que dor de cabeça, não?

Pois saiba que além de ter o espaço a sua disposição nos horários reservados, há muitas outras vantagens da academia em condomínio que farão toda a diferença no seu dia a dia:

  • Valorização do imóvel: assim como os minimercados e os armários inteligentes, a academia em condomínio agrega valor e torna mais rentável qualquer locação ou venda;
  • Economia: além de não gastar com combustível e estacionamento, você tem tempo de sobra para preparar sua refeição pré-treino em casa, o que sem dúvidas é mais vantagem para o bolso.
    Isso sem falar na divisão dos gastos entre os condôminos pela taxa condominial, o que torna a solução mais viável perante a mensalidade de uma academia fora do condomínio;
  • Segurança: aqui você não só evita os riscos do trajeto para a academia, mas também treina com a tranquilidade de ter o seu veículo estacionado não na rua, mas na garagem do próprio edifício.
    Além disso, você pode manter as crianças por perto no playground, não precisando ter o trabalho de combinar com o marido, esposa ou tios para tomar conta na hora da malhação;
  • Flexibilidade: com a academia em condomínio, quem gosta de se exercitar muito cedo ou nos fins de semana não precisa mais se deparar com a academia fechada nem mesmo em feriados.

Quanto custa para ter uma academia no condomínio e como implementar?

Para montar a academia em condomínio, o primeiro passo é se consultar com uma empresa especializada, de modo a tirar dúvidas, receber orientações e desenhar um projeto.

Para isso, é necessário já ter uma noção do espaço disponível, que a partir dos 16 m2 pode variar dependendo do porte do condomínio.

Enquanto isso, certifique-se também de que os outros moradores receberão questionários para avaliar o real interesse no espaço fitness e estimar o percentual de uso.

E é com essas informações que a proposta deve ser apresentada à Assembleia junto ao orçamento, que costuma ficar em torno 30 mil para um espaço de 40 m2.

Uma vez que o projeto foi aprovado pela maioria dos condôminos, é hora de fechar o acordo com a empresa, que ficará responsável pelo processo de implantação.

Cuidados que precisam ser tomados na academia em condomínio

Seja na montagem, na manutenção ou no uso, a academia em condomínio precisa de cuidado para oferecer uma experiência produtiva, confortável e segura aos moradores.

Dito isso, algumas orientações podem se mostrar muito úteis se forem seguidas com precisão:

  • Escolher um espaço amplo, claro e arejado, proporcionando conforto à atividade física na academia em condomínio;
  • Conferir se o piso da academia no seu condomínio é apropriado para aderir aos equipamentos e evitar escorregões (piso vinílico ou emborrachado são os mais indicados);
  • Aprovar um regulamento com dias e horários de funcionamento, tempo máximo de uso, idade mínima e penalidades por danificações, expondo os itens mais importantes em comunicado;
  • Os aparelhos profissionais devem ser prioridade ao montar a academia em condomínio, já que os caseiros geralmente são inferiores no quesito qualidade, durabilidade e depreciação;
  • Para evitar contratempos e acidentes, é preciso seguir as distâncias recomendadas ao instalar o maquinário (segundo a Anvisa, 80 centímetros é o mínimo recomendado);
  • Por mais que não seja errado ouvir música durante a malhação, os moradores precisam ficar atentos ao barulho no condomínio: todo cuidado é pouco!
  • Para controlar o acesso, recomenda-se que o porteiro entregue a chave ao morador que acessar em cada horário, registrando a sua assinatura no livro de presença;
  • Vale à pena ter um funcionário para constante avaliação dos equipamentos, usando o contrato de manutenção preventiva ou acionando a assistência técnica quando necessário;
  • Recomenda-se que o condomínio solicite aos moradores a assinatura de um termo de responsabilidade por possíveis danos à saúde, alegando utilização espontânea do espaço;
  • No Rio de Janeiro, a lei estadual 8070/2018 estabelece o cadastro de um profissional em educação física como responsável técnico da academia, cujo descumprimento fica sob pena de multa.

Escolhendo os aparelhos para academia em condomínio

Na dúvida de quais aparelhos instalar na academia em condomínio, a resposta pode não ser tão simples quanto parece, pois depende do perfil do morador que fará uso desse espaço.

No entanto, é verdade que alguns equipamentos são considerados indispensáveis na grande maioria dos casos:

  • Bicicleta ergométrica
  • Esteira
  • Flexor de perna
  • Supino
  • Barra fixa
  • Acessórios (pesos, halteres, colchonetes…)

Além disso, vale atentar para a climatização do ambiente, a presença de bebedouro, espelhos e outros equipamentos que se encaixem na demanda dos condôminos.

Professor de academia no condomínio: por que não?

Por mais que apenas 1% das academias em condomínio contem com um professor, isso está longe de tornar desnecessária a presença desse profissional.

Pelo contrário: imagine poder ter o acompanhamento de um especialista capaz de maximizar os seus resultados e evitar os danos causados por exercícios mal feitos.

Para contratar um professor, basta combinar entre os condôminos os melhores horários para quem tem interesse em frequentar as aulas, dividindo entre si o valor a ser pago.

Reserve a academia em condomínio com um único clique!

Se a presença de uma academia em condomínio é uma comodidade que facilita a nossa vida, imagine reservar esse espaço sem ter que ir até a portaria para assinar o diário de presença.

Essa é a vantagem de ter um aplicativo para marcar o dia e o horário de uso no seu próprio celular: você pode fazer tudo isso sozinho em menos de um minuto!

Mas se engana quem pensa que as vantagens param por aí, já que um bom sistema de reserva previne erros humanos e pode se ajustar às regras em cada condomínio.

Esse é apenas um dos benefícios do apepê, a solução que conquistou o país com funcionalidades como chats, reserva de espaços, cadastro de visitantes e muito mais!


E aí? Viu quanta coisa você aprendeu sobre academia em condomínio? Quais das dicas acima você colocará em prática?

Se o seu objetivo é aprender mais sobre o setor condominial e o que você pode fazer pelo seu condomínio, não deixe de acessar os posts no nosso blog. Um abraço e até logo!!