Condomínio Inteligente

Condomínio inteligente: fique por dentro dessa tendência e saiba como aderir

atualizado em 29 julho, 2022

Com as tecnologias avançando e a rotina cada dia mais corrida, não dá para negar que o condomínio inteligente é uma realidade nos dias atuais, e uma realidade cada vez mais comum, sabe por quê?

Porque se com o smart market e a portaria virtual, por exemplo, os moradores têm mais praticidade e menos uma dor de cabeça, você tem alguma dúvida de que essa tecnologia está se tornando nada menos que uma exigência??!

Então se você está comprometido e interessado em atender esse público, gerar valor para o condomínio e melhorar a gestão, a gente vai te deixar a par de tudo o que você precisa para transformar seu condomínio em um CONDOMÍNIO INTELIGENTE.

O que é o condomínio inteligente?

Um condomínio inteligente é aquele que utiliza muita tecnologia para melhorar desde processos a segurança, visando melhorar e agilizar a interação entre todos envolvidos.

Para ser considerado inteligente não basta ter muitas tecnologias, é preciso integrá-las umas as outras, isso significa que elas devem se comunicar entre si. Por exemplo, um sistema de controle de acesso deve ser integrado a um aplicativo do morador.

10 tecnologias que não podem faltar no seu condomínio inteligente

Se o seu objetivo é proporcionar dinamicidade e segurança para os condôminos, ter um condomínio inteligente deve entrar no seu rol de prioridades o quanto antes, sobretudo na hora de instalar painéis solares e fibras óticas para o bom funcionamento dos aparelhos.

E falando nesses equipamentos, vamos nos aprofundar agora nos 10 que não podem faltar em um condomínio de fato inteligente.

1. Identificação biométrica: traga segurança para o seu condomínio inteligente

Uma tecnologia do condomínio inteligente que permite o reconhecimento e o registro de acesso dos moradores e funcionários, a identificação biométrica pode detectar o acesso ao condomínio via impressão digital ou, ainda, reconhecimento de íris ou retina. 

E a vantagem desse sistema em relação ao uso de senhas, por exemplo, é enorme, pois evita que fraudes ocorram na tentativa de liberar um visitante ou ex-funcionários: no sistema de códigos por exemplo, isso pode acontecer muito facilmente.

2. Mercado inteligente e condomínio inteligente: o match perfeito

Já pensou em ter um minimercado dentro do seu condomínio inteligente onde você pode comprar comidinhas e snacks até mesmo de madrugada??? Pois saiba que essa é uma mais uma realidade proposta pelo condomínio inteligente (e uma das que todos mais amam!!).

Com nossa experiência na implantação dessa tecnologia, a equipe Apepê teve o privilégio de ouvir os feedbacks de moradores ENCANTADOS com o sistema de autoatendimento que, além de oferecer praticidade, dá aquela “mãozinha” quando bate a fome!

3. Por que todo condomínio inteligente precisa da telefonia em nuvem?

Através dos interfones de atendimento remoto, os moradores do condomínio inteligente recebem ligações da portaria não importa onde estejam:

Em casa? Viajando? Buscando os filhos na escola? No condomínio inteligente, você não fica incomunicável quando não está ao alcance do interfone: a portaria só liga diretamente para o seu apartamento e uma central direciona a chamada para o seu celular!

E são muitas as vantagens disso, já que além de ser mais rápido autorizar a entrada de um visitante quando não tem ninguém em casa, você ainda reduz os gastos do condomínio com telefonia.

Isso sem falar que as gravações podem ser salvas juntamente com os horários e a duração da ligação, o que acaba sendo positivo no condomínio inteligente por questões de segurança.

4. Monitoramento eletrônico de segurança no condomínio inteligente

Com a ajuda de câmeras de segurança, irregularidades em potencial podem ser detectadas com base nas configurações estipuladas pelos condôminos, acionando um alerta para os profissionais responsáveis por avaliar cada caso.

Além das câmeras com visão diurna e noturna, o monitoramento também pode ser realizado via sensores ou câmeras especiais acopladas a drones.

5. Smart locker ou armário inteligente

Outra tecnologia que não pode faltar no condomínio inteligente são os smart lockers, que chegaram com tudo durante esse aumento super acentuado das compras pela internet, que desde o começo da pandemia já anunciaram que vieram para ficar.

Com o sistema Apepê, usar esses ARMÁRIOS INTELIGENTES é mais simples do que parece: a portaria deixa a sua encomenda em um dos armários disponíveis e você é notificado para pegar o seu produto a qualquer hora do dia, da noite e – por que não?? – da madrugada!

6. Apps de comunicação e sua importância no condomínio inteligente

Outra tecnologia fornecida pelo Apepê está logo ao alcance das suas mãos e é fundamental em qualquer condomínio inteligente: trata-se de uma plataforma de comunicação que conecta moradores, funcionários e cargos administrativos em um só lugar.

E quando o assunto é comunicado para condomínio, as vantagens dos apps de integração vão desde o alcance dos comunicados até a praticidade de acionar um morador ou responsável sem precisar do seu número de telefone!

7. Automação no condomínio inteligente

Outra característica muito importante no condomínio inteligente é a redução de gastos com energia, luz e água através de tecnologias como:

  • Sensores de iluminação automáticos;
  • Acionadores de torneiras por sensor de movimento;
  • Painéis fotovoltaicos;
  • Elevadores ecoeficientes para geração de energia por movimento;
  • Controle climático automatizado, com oscilação no funcionamento de ar-condicionados e aquecedores.

8. Condomínio inteligente é segurança: entendendo o botão de pânico…

Seja através de um sistema de biometria, QR Code ou um botão propriamente dito, esse recurso do condomínio inteligente permite acionar a central de monitoramento ou a portaria em caso de emergência, e o melhor de tudo: sem emitir nenhum tipo de sol audível!

O botão ainda pode ser do tipo móvel ou fixo, podendo nesse caso estar instalado na portaria, na área de cofres, na mesa de trabalho e em outros pontos estratégicos para acionamento.

9. Agendamento remoto das áreas comuns

Imagine poder agendar a piscina, a churrasqueira e a academia na palma da sua mão e com um único clique: essa é a nova realidade proporcionada pelo Apepê com o agendamento eletrônico das áreas comuns.

Isso sem falar que você também pode fazer o agendamento da lavanderia, e aí é só deixar suas roupas no smart locker que você as receberá de volta limpinhas em folha: não é mesmo incrível?!

10. Mural virtual de avisos

Enquanto os comunicados impressos só podem ser vistos nas áreas de maior circulação, um aplicativo como o Apepê também exibe notificações e atualiza o seu mural virtual para você não perder nenhum aviso.

Uma ótima solução não só para quem vive na correria e esquece de ler os comunicados físicos, mas também para quem está passando um tempo fora e precisa estar ciente dos acontecimentos: essa ferramenta com certeza não pode faltar no seu condomínio inteligente!


Neste artigo, explicamos o que é um condomínio inteligente e por que a modernização da infraestrutura é tão importante, principalmente no que se refere a essas 10 tecnologias:

  1. Identificação biométrica para portarias;
  2. Mercado inteligente;
  3. Telefonia em nuvem;
  4. Monitoramento eletrônico de segurança;
  5. Smart locker ou armário inteligente;
  6. Apps de comunicação;
  7. Automação para minimizar gastos;
  8. Botões de pânico;
  9. Agendamento remoto de áreas comuns;
  10. Mural virtual.

Agora que você entendeu o que é o condomínio inteligente, que tal propor essa mudança para o seu condomínio?